JOSÉ LUIZ G PAGLIARI

Sobre o autor e o site

 

 

Foto de Norio Ito

Vinhos

Enófilo, trabalha com vinhos há 20 anos. Tem uma ativa relação com o universo vinícola, seus eventos, publicações e serviços.

Baralhos

Desde 1973 pesquisa, coleciona e escreve sobre cartas de baralho. Escreveu artigos, palestrou e contribuiu com grandes empresas da área. Já expôs sua coleção em diversas situações. 

Do Conteúdo

A proposta é dividir com os visitantes do Cartas & Vinhos os conhecimentos adquiridos nessa trajetória, falando de vinhos e outras bebidas, servindo-se da riqueza gráfica e histórica das cartas de jogar.

Pagliari do Vinho

Enófilo, teve um aprendizado de qualidade em casa com o pai, e boa prática com o sogro.

Editou por 2002 e 2003 o site Winexperts. 

Proferiu palestras nos eventos Boa Mesa, Paladar Cozinha do Brasil e Expovinis.

Foi professor do SENAC e na Associação Brasileira dos Amigos do Vinho SBAV, e colaborador das revistas Gosto, Prazeres da Mesa, Vinho Magazine, entre outras.

Pagliari do Baralho

Mágico amador e amigo de um carteado, adquiriu o gosto pelo estudo das cartas de jogo após a leitura em 1973 do livro “Collecting Playing-Cards”, de Sylvia Mann.

Autor do artigo “Playing-Cards in Brazil – An Introduction” na revista The Playing-Card da IPCS. Apresentou palestra na Convenção IPCS/ASESCOIN na Universidade Livre de Lisboa em 2010, e na Convenção de Vendas COPAG de 2012. Colaborou com Priscila Farias no capítulo “Os baralhos da COPAG entre 1920 e 1960”, da obra “O design brasileiro antes do design”. É co-autor com Cláudio Roberto Décourt do conteúdo “Tudo sobre baralhos” no site da Copag.

Associado da International Playing-Card Society IPCS, da Asociación Española de Colecionismo e Investigación del Naipe ASESCOIN, entre outras.

Como colecionador, expôs peças do acervo no Centro Brasileiro Britânico, Santander Cultural Porto Alegre e Club Athletico Paulistano.

Contato

Me mande uma mensagem por e-mail ou confira as redes sociais.