Uma feira de negócios e descobertas

O encontro ocorrido em São Paulo proporcionou duas vertentes: o ambiente de negócios, com a presença de cerca de 30 expositores daqui e do exterior, procurando representantes para seus produtos; o acesso a vinícolas brasileiras de menor porte, algumas delas fora das tradicionais zonas de produção.

As vinícolas estrangeiras

Dentre as empresas europeias presentes, metade eram promovidas pela IPEX – Instituto De Promoción Exterior De Castilla-La Mancha . Um dos destaques foi a Bodegas Montalvo Wilmot , que possui um dos 24 DOP (Denominaciones de Origen Protegida) Vino de Pago – topo da classificação dos vinhos espanhóis – a VDP Los Cerrillos, com vinhedo de 40ha em Argamasilla de Alba, Ciudad Real.

Javier Montalvo Wilmot, diretor, com o Pago Los Cerrillos Petit Verdot 2019

As vinícolas brasileiras

Fabiano Maciel, diretor geral da Interbev , trouxe ao encontro diversas empresas em que exerce o trabalho de consultoria, notadamente as nacionais. Foi uma oportunidade de rever velhos conhecidos e se surpreender com novidades.

Maximo Boschi

Renato Savaris é um batalhador no campo de vinhos maduros. Com as instalações no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, ele sabe que o vinho brasileiro de qualidade tem grande potencial de guarda. Por isso ele coloca no mercado os da linha Biografia em momento de maior complexidade. Um exemplo é seu Biografia Cabernet Sauvignon 2015, muito macio, mantendo um bom frescor.

A linha Vezzi é de vinhos mais jovens e frutados, como o Vezzi Temisto Merlot 2021. O Racconto Cabernet Franc 2020, elaborado com a uva queridinha de muitos consumidores, vindas da Serra do Sudeste, foi uma grata surpresa pela elegância e personalidade. Deverá ser lançado no mercado proximamente.

Terra Fiel

Projeto pessoal da enóloga Paula Guerra Schenato – conhecida pelo seu trabalho na Aracuri Vinhos Finos – junto com Ricardo Valença. Na linha Terroir, o espumante Brut Rosé Terra Fiel Terroir, corte de Chardonnay e Pinot Noir de Santana do Livramento, passa 20 meses em contato com as leveduras. É cremoso e delicado.

O Terra Fiel Chardonnay 2023, da linha de entrada, e o Terroir Terra Fiel Chardonnay 2023 agradaram, o primeiro delicado e fresco; o último, com bom volume de boca.

Velho Amâncio

Outra vinícola onde a condução técnica é supervisionada por mulher, a Velho Amâncio tem outros diferenciais: encontra-se em Santa Maria, Vale Central Gaúcho, e tem origem familiar portuguesa. A engenheira agrônoma dra. Aline Fogaça é da quarta geração. Alisson Celmer está na administração e sommellerie.

Destaque para o espumante Vivelam Unique Extra Brut, com 36 meses de contato com as leveduras, de paladar complexo, gastronômico.

Valparaiso Vinhos e Vinhedos

A Valparaíso tem foco em produzir vinhos “na sua forma mais natural e genuína” conforme expressa Arnaldo Argenta, que com sua filha Naiana tem sua propriedade no município de Barão, na Serra Gaúcha. No encontro quem a representava era Ariel Kogan, seu distribuidor.

Os destaques foram os tintos: Vitale Sangiovese 2022, com boa expressão de fruta, fresco, fácil de gostar; Naturo Nebbiolo 2022, com boa tipicidade, nervoso, atraente.

O evento teve a assessoria da CH2A Comunicação

No próximo post a segunda e última parte das impressões da 3a IWT

Crédito da foto de chamada: Lex Studio e Produtora – Leandro Furtado