A azienda leva o nome do próprio administrador, diferente do que normalmente acontece com algumas outras casas, que mantém a designação dos antepassados. Foi Pietro, o avô de Franco Conterno, que passou de fornecedor de uva Nebbiolo da sua propriedade Cascina Sciulun para produtor de seu próprio vinho. Franco assumiu o comando em 1995. Nos últimos anos participam seus filhos: Andrea, cuidando da lavoura junto com o pai, e Daniele, da adega. Vilma Gabutti, esposa de Franco, gere o agroturismo. Aliás, a Cascina Sciulun é um bom local de hospedagem para explorar a região. Situada na parcela Bussia, a pousada oferece locação de bicicletas, passeio a cavalo, degustação de avelãs e de queijos junto aos produtores. Preferi ficar ali no meio dos vinhedos ao invés da cidade de Alba, como normalmente é recomendado.

Doze dos 28 ha de vinhedos ficam em torno da adega. Desde 2015 a propriedade tem certificação de Azienda Biologica. Em Madonna di Como possui 10 ha, principalmente para os brancos.

Conversando com Franco (setembro/2022) sobre a seca durante o ano, ele estava mais apreensivo com a questão da acidez da uva do que na quebra de produção, já que a planta retém os ácidos como defesa à falta de água.

A adega foi reestruturada em 2017. Utiliza-se leveduras selecionadas para os brancos, e fermentação espontânea para os tintos. Botti, tonneaux e barriques usadas; novas, só para o Barbera.

Exporta quase 70% da produção. No Brasil era distribuído pela Rosso & Rouge Group.

Dentre seus vinhos, chamam atenção o Barolo Riserva DOCG Sette7anni, que passa 84 meses em botte grande, e o espumante Metodo Classico Extra Brut VSQ na Punta, elaborado com as pontas dos cachos de uva – onde os bagos têm mais acidez – de Panerole e Bussia, com 3 a 5 anos sobre as leveduras, segundo projeto Nebbione do enólogo consultor Sergio Molino.

O Barolo Riserva Bussia DOCG 2015 é elegante e complexo, já sendo prazeroso; o Barbera d’Alba Superiore DOC Cascina Sciulun 2020 é fresco e dócil; o Langhe Nascetta DOC del comune di Novello 2021 é nítido e bem conseguido. Em relação a este branco, autóctone da comuna de Novello, Sergio Molino tem especial atenção, dizendo que há mais de 40 produtores dessa variedade.