O simpático Franco Massolino e seu irmão Roberto são da quarta geração da família que começou vendendo vinho a granel, através de seu bisavô Giovanni em 1896. Desde a aquisição de terras em Vigna Rionda por seu avô, a história da Massolino esteve sempre vinculada àquele cru. Hoje, como enólogo, Franco conduz a filosofia da empresa: refletir no vinho plenamente as características da fruta e do território.

A vinícola está situada no centro histórico de Serralunga d’Alba. Um amplo terraço abre para um belo panorama. Os 42 ha de vinhedos incluem vinha em Castiglione Falletto no cru Parussi e terras na Alta Langa para o Riesling. De parceria na região do Barbaresco resultou em 2019 a primeira safra de Massolino naquela região.

A cantina, renovada há sete anos, utiliza botti de 10 mil litros de carvalho da Eslavônia e austríacos para repouso dos vinhos. Setenta por cento da produção é exportada, tendo Europa e EUA o mesmo peso. No Brasil, os vinhos Massolino são importados pela Zahil.

Entre os tintos degustados, destaque para os crus de Barolo e Barbaresco, especialmente o Barolo DOCG Vigna Rionda Riserva 2016 Etichetta Nera, desse vinhedo de referência, em excelente safra. Já o Barbera d’Alba DOC 2021, o Langhe DOC Nebbiolo 2020 e o Barolo DOCG 2018 são acessíveis, fáceis de gostar. Dentre os brancos, destaque para o envolvente Langhe DOC Chardonnay 2020.